5 HABILIDADES QUE OS PROFISSIONAIS DE RECURSOS HUMANOS DOMINAM

Você sabe quais as principais características que formam um bom e competente profissional de Recursos Humanos?

Você com certeza sempre ouve falar em Gestão de Recursos Humanos e com certeza sabe que o trabalho dele é essencial pro bom funcionamento das organizações. Mas você sabe quais características formam esse profissional? Vamos falar aqui sobre 5 habilidades que os gestores de recursos humanos dominam:

1 – DESENVOLVER PESSOAS
O profissional de recursos humanos coordena a forma que as pessoas se comportam. E isso gira em torno de vários âmbitos, como por exemplo, a forma que colaboradores trabalham, suas ações, a maneira de executar tarefas, suas decisões dentro da empresa e como melhoram suas atividades.

Desenvolver pessoas é uma das missões básicas de um gestor de recursos humanos. É ele quem vai utilizar técnicas de treinamento, para que sejam criadas equipes satisfeita com o trabalho que exercem, o que vai colaborar tanto o bem estar dos funcionários, quanto com o crescimento da empresa.

2 – COMUNICAÇÃO
Uma organização é composta por pessoas que podem ser diferentes, podem pensar de formas diferentes e também agir de formas diferentes. Sabendo disso, é comum que surjam vários tipo de questionamentos trazidos pelos funcionários. No meio profissional é totalmente necessário estar preparado para dar atenção à isso.

A comunicação profissional de Recursos Humanos, vem, antes de mais nada, do saber ouvir. É necessário saber ouvir para que haja um diálogo entre empresa e funcionário. A forma que o gestor de recursos humanos se expressa é totalmente importante para que as relações interpessoais dentro de uma organização possam fluir de maneira cordial e agradável.

3 – ORGANIZAÇÃO
Antes de mais nada, um gestor de recursos humanos é organizado. É um profissional que precisa estar sempre alinhado com todas suas atividades. E isso também inclui na forma que ele vai gerir o seu tempo, porque também possui tarefas diárias a serem executadas e horas a cumprir.

Esse profissional sempre tem um planejamento a seguir e isso requer dele um senso de organização apurado.

Uma das funções do profissional de recursos humanos é exatamente estimular a organização dos funcionários, facilitando o trabalho e a produtividade.

4 – MOTIVAÇÃO
A motivação é uma das principais características que o gestor de recursos humanos tem em seu perfil. É ele o responsável pelo estímulo da equipe de trabalho, de forma que a empresa consiga alcançar suas metas e objetivos.

É mais do que notório que funcionários motivados, trabalham muito mais dispostos e isso gera um aproveitamento muito mais satisfatório. Utilizando-se de técnicas específicas, o profissional vai entender o que cada membro dessa equipe precisa pra se sentir melhor exercendo suas atividades e à partir daí, criar formas de planejamento funcional.

5 – LIDERANÇA
Uma característica nata aos profissionais de recursos humanos é a capacidade de liderar. E liderar compreende algo além de designar tarefas, está em conquistar a confiança e a simpatia dos funcionários, para que todo seu plano estratégico consiga ser executado. Nesse âmbito, o profissional precisa ter visão e sensibilidade apuradas para que ele consiga criar um envolvimento profissional com sua equipe.

Um gestor de recursos humanos é também alguém que inspira os colaboradores, estimulando sempre o crescimento, plano de carreira e a boa convivência de cada membro da organização.

E você, possui essas características ou conhece alguém que possua? Aqui na Faculdade Cesgranrio temos um curso especial para quem quer desenvolver essas habilidades. Clique aqui e saiba mais!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *