COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA

Sônia Pereira Koehler – Presidente – Docente Martha
Isolda Tenório Padilha – Docente
Anna Karla Souza da Silva – Técnico Administrativo
Nilda Gonçalves Machado Rodrigues – Técnico
Administrativo Thaís Ribeiro dos Santos – Discente
Cézar Kirszenblatt – Sociedade Civil Organizada

MARCOS HISTÓRICOS

A Faculdade Cesgranrio foi credenciada pelo Ministério da Educação por meio da Portaria Nº 639, de 18/07/2016, publicada no Diário Oficial em 19/07/2016, a partir da realização de avaliações em que obteve conceito 4 (em uma escala de 1 a 5 pontos) e seus primeiros cursos ofertados foram: Curso Superior de Tecnologia em gestão da Avaliação e em gestão de Recursos Humanos.

A Avaliação Institucional na Faculdade Cesgranrio vem acompanhando o processo evolutivo desta Faculdade, desde seu recente credenciamento. A elaboração da proposta da avaliação institucional vem sendo caracterizada como uma ação do Planejamento Estratégico. Os estudos e as discussões que se seguiram na busca do que se pretendia avaliar na Faculdade foram deixando evidentes configurações que focalizavam a avaliação institucional diretamente ligada com o que é, o que quer ser e o que precisa ser.

Dentre as atribuições da Avaliação Institucional da Faculdade Cesgranrio, foram realizadas ações: elaboração de programa em consonância com as políticas institucionais; elaboração de instrumentos e sugestões de procedimentos; articulação com as Coordenações de Curso e demais órgãos e setores da Faculdade no que diz respeito à Avaliação Interna; envolvimento com a comunidade de alunos, professores e funcionários em trabalho articulado com as Coordenações de Curso, Diretoria Acadêmica, Secretaria Geral, e outros órgãos afins; realização da Avaliação de todos os cursos nas dimensões avaliação docente/discente, autoavaliação docente, avaliação do corpo técnico administrativo e avaliação do ingressante, análise de dados e organização das sugestões e informações para divulgação nos diferentes níveis; elaboração de relatórios periódicos; divulgação de dados à comunidade externa (CENSO); elaboração de material e preenchimento de Sistemas do MEC para credenciamento, reconhecimento e autorização de novos cursos em parceria com equipe instituída pela IES; fornecimento de informações e/ou dados à Diretoria objetivando tomada de decisões estratégicas.

Foi implantada a Avaliação On-Line, a partir da utilização do google drive. Na concepção do instrumento foi inserida a “fala do sujeito”, objetivando tomadas de decisão ágeis para problemas infraestruturais contribuindo com o setor de Ouvidoria, bem como para o desencadeamento de um trabalho bastante significativo de avaliação de desempenho institucional, através da identificação das qualidades Institucional (Missão; propósitos; princípios), Tecnológicas (Gerencial; Operacional; Organização; Comunicação; Informação) e Humano-Comportamental (Motivação; ativação; integração) construídas e percebidas pelo Corpo Docente, Discente e Técnico-Administrativo da Cesgranrio.

O ano de 2017 foi marcado pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2022, em que foi concebida uma reformulação do currículo dos Cursos de Graduação.
Basicamente o exercício de 2017 nos trouxe reflexões de suma importância para identificação de nosso propósito, enquanto Instituição de Ensino Superior e, em seguida, para o delineamento de estratégias e ações, de curto, médio e longo prazo, visando assegurar a efetiva existência da Faculdade Cesgranrio

A Avaliação Institucional na Faculdade, deverá fazer parte do seu cotidiano, quer seja, através da avaliação constante de seus cursos, da avaliação do desempenho docente, do acompanhamento dos fluxos discentes por geração, enfim de sua autoavaliação, e ainda, como instrumento de gestão.