CURSO

O Curso de Pedagogia – Licenciatura da Faculdade Cesgranrio tem como missão preparar um profissional, com habilidades condizentes com a atualidade e com formação humanista e crítica, capacitando-o para atuar em todas as áreas em que a docência e a gestão se apresentem fundamentais na promoção de uma sociedade mais justa e igualitária, pautada nos princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social, educacional e do ambiente de inserção do Pedagogo.

DIFERENCIAIS

Foco na formação transformadora do professor – currículo de acordo com os requisitos da Base Nacional Curricular Comum – BNCC;

Formação contemplando as competências indispensáveis ao professor do século XXI – principalmente nas áreas de artes e tecnologia da informação;

Residência Pedagógica – imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

COORDENAÇÃO

CLARISSE OLIVIERI DE LIMA

CLARISSE OLIVIERI DE LIMA

PhD em Psicologia Educacional pela Universidade de Connecticut (EUA), Mestre em Educação e Tecnóloga em Processamento de Dados, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Especialista em Gestão do Conhecimento pela Coppe/UFRJ e possui certificação em Design Thinking.

Tem grande experiência na área de Educação, com ênfase na utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Trabalhou como coordenadora, pesquisadora e professora em escolas e universidades realizando a integração de tecnologias no currículo. Consultora internacional para UNESCO e UNV (ONU Voluntários), no Brasil e no exterior. Participou como palestrante em congressos e seminários nacionais e internacionais.

Atualmente é Coordenadora e Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade Cesgranrio.

ESTRUTURA CURRICULAR

1º PERÍODO

Fundamentos da Ciência da Educação I – Projeto Integrador I
Psicologia do Desenvolvimento
Filosofia e Educação
Sociologia e Educação
Introdução à Informática
Didática e as Tendências Pedagógicas
Escola: Campo Político e Pedagógico I
Metodologia da Investigação em Educação I

2º PERÍODO

Fundamentos da Ciência da Educação II – Projeto Integrador II
História da Educação
Didática: Dinâmicas Educacionais Contemporâneas
Dinâmica e Organização da Escola
Escola: Campo Político e Pedagógico II
Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação na Educação
Metodologia da Investigação em Educação II

3º PERÍODO

Fundamentos e Atuação na Educação Infantil – Projeto Integrador III
Psicologia na Infância
Contação de Histórias
Musicalidade nas Escolas
Bricolagem e Reaproveitamento de Materiais

4º PERÍODO

Fundamentos da Atuação nas Classes Iniciais do Ensino Fundamental I– Projeto Integrador IV
Metodologia e Prática da Alfabetização e do Letramento
Metodologia e Prática de Ensino da Língua Portuguesa
Metodologia e Prática de Ensino de Linguagens Artístico-Culturais
Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Naturais
Expressões Populares Brasileiras

5º PERÍODO

Fundamentos da Atuação nas Classes Iniciais do Ensino Fundamental II – Projeto Integrador V
Escola: Campo Político e Pedagógico III
Metodologia e Prática de Ensino de Matemática
Metodologia e Prática de Ensino de História e Geografia
Estágio Supervisionado I – Educação Infantil e Formação de Professores

6º PERÍODO

Fundamentos e Atuação em Educação na Diversidade – Projeto Integrador VI
Escola: Campo Político e Pedagógico IV
Educação e Formação de Jovens e Adultos
Linguagem Brasileira de Sinais
Metodologia e Prática da Educação Especial
Estágio Supervisionado II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental, EJA e Formação de Professores

7º PERÍODO

Fundamentos e Atuação na Gestão (120h) – Projeto Integrador VII
Metodologia e Prática da Gestão da Educação
Avaliação Educacional
Teoria e Desenvolvimento Curricular
Trabalho de Conclusão de Curso – Projeto
Estágio Supervisionado III – Educação Inclusiva

8º PERÍODO

Trabalho de Conclusão de Curso
Optativas
Estágio Supervisionado IV – Gestão, EaD e Espaços Educacionais Diversos
Atividades Complementares

CORPO DOCENTE

Ana Claudia Ferreira Rayol
Titulação: Mestre em Avaliação – CESGRANRIO

Ana Lucia Brasil Malecha
Titulação: Mestre em Artes Cênicas – UNIRIO

Clarisse Olivieri de Lima
Titulação: Doutora em Psicologia Educacional – UCONN (EUA)

Glauco da Silva Aguiar
Titulação: Doutor em Educação – PUC/RIO

Hilda Flores
Titulação: Doutora em Língua Portuguesa – UERJ

João Dala Rosa Junior
Titulação: Doutor em Design – PUC/RIO

Ligia Gomes Elliot
Titulação: Doutora em Educação – UCLA

Lucia Regina de Goulart Vilarinho
Titulação: Doutora em Educação – UFRJ

Luci Mary Araujo Hildenbrand
Titulação: Doutora em Ciências da Comunicação – USP

Marcia de Medeiros Aguiar
Titulação: Mestre em Tecnologia – CEFET

Mariana Sá Alcantara Gomes
Titulação: Doutora em Psicosociologia de Comunid. e Eco. Social – URFJ

Mary Neuza Dias Galdino
Titulação: Mestre em Avaliação – CESGRANRIO

Sandra Araujo de Sousa
Titulação: Mestre em Avaliação – CESGRANRIO

Susan Kratochwill
Titulação: Doutora em Ciências da Educação – UNIV. AMERICANA