SOBRE O CURSO

O Curso Superior de Bacharelado em Sistemas de Informação da Faculdade Cesgranrio é oferecido em 8 semestres, distribuídos em disciplinas fundamentadas nas atuais exigências do mercado de trabalho. O curso é ministrado por Mestres e Doutores e possui seu enfoque na articulação da teoria e da prática, se utilizando de metodologias ativas de aprendizagem em uma permanente articulação entre o ensino-serviço-comunidade.

O Bacharel em Sistemas da Informação formado pela Faculdade Cesgranrio domina os aspectos técnicos e possui capacidade de atuar na operação das empresas, entretanto, lida diretamente com os gestores e profissionais que se utilizam dos sistemas informatizados. Tem condições de entender as necessidades dos negócios, implantar as soluções tecnologicamente adequadas, desenhar as soluções, desenvolver softwares principalmente com o uso de inteligência artificial, realizar os testes necessários ao bom funcionamento do software e gerenciar equipes.

É um profissional preparado para trabalhar em empresas ou abrir seu próprio negócio e ocupar espaços em um nicho onde as oportunidades são amplas.

COORDENAÇÃO

ANDRÉ PINHEIRO

Doutor em Engenharia Nuclear e Mestre em Engenharia Elétrica, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Tem experiência na área de Engenharia Elétrica / Eletrônica / Nuclear, Redes de Computadores, Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, Otimização, Computação Paralela e Inteligência Artificial Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: computação evolucionária, meta-heurísticas de otimização, inteligência artificial, computação paralela, Microprocessadores e Microcontroladores, sistemas de informação, sistemas gerenciais, sistemas de gestão, controle operacional, controle de processos e programação.

ESTRUTURA CURRICULAR

1º PERÍODO

Português Instrumental
Algoritmo e Programação
Circuitos Digitais
Projeto Integrador I
Sistemas de Informação
Lógica Matemática
Matemática Discreta Probabilística

2º PERÍODO

Estrutura de Dados
Linguagem de Programação I
Internet das Coisas I
Projeto Integrador II
Marketing
Empreendedorismo e Inovação
Estatística

3º PERÍODO

Banco de Dados I
Linguagem de Programação II
Internet das Coisas II
Projeto Integrador III
Inteligência Artificial I
Análise de Requisitos
Matemática Aplicada

4º PERÍODO

Banco de Dados II
Linguagem de Programação III
Jogos I
Projeto Integrador IV 
Inteligência Artificial II
Modelagem de Sistemas de Informação I
Cálculo Diferencial e Integral

5º PERÍODO

Sistemas Mobile I
Linguagem de Programação IV
Estatística Multivariada
Projeto Integrador V 
Inteligência Artificial III
Modelagem de Sistemas de Informação II
Programação Web I

6º PERÍODO

Sistemas Mobile II
Linguagem de Programação V
Jogos II
Projeto Integrador VI
Inteligência Artificial IV
Governança de TI
Programação Web II

7º PERÍODO

Projeto Mobile
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Gestão de Custos e Orçamento
Projeto Integrador VII
E-Business Inteligence
Modelos de Governança
Projeto Web

8º PERÍODO

Disciplina Optativa
Ética e Meio Ambiente
Qualidade de Sistemas de Informação
Projeto Integrador VIII
Gestão de Projetos
Auditoria e Segurança de Sistemas de Informação
Automação e Teste de Software

CORPO DOCENTE

André Przewodowski
Doutor em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Atua principalmente nos seguintes temas: Programação em linguagens como: C, C++, Java, VB.Net. Inteligência Artificial, UML e Banco de Dados.

Antônio José
Professor da área de Sistemas de Informação há mais de 30 anos, é Mestre em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Graduado em Engenharia Elétrica e Eletrônica e especialista em Métodos e Técnica de Ensino.

Cláudio Márcio
Doutor e Mestre em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é funcionário da Comissão Nacional de Energia Nuclear exercendo funções de professor e pesquisador, sendo também pesquisador bolsista Pp-1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em Otimização, Computação Paralela e Inteligência Artificial Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: computação evolucionária, meta-heurísticas de otimização, inteligência artificial e computação paralela, aplicados à engenharia nuclear.

Lismari Cunha
Pós-Graduada em Gestão Financeira e Controladoria, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná e Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Guarapuava FAFIG. É docente das disciplinas Sistemas de Informações, Gestão de Projetos e tutora de cursos a distância da área de gestão. Possui experiência no cargo de coordenação administrativa de Educação a Distância, e de coordenação administrativa no setor de Avaliação Institucional.

Renan Barroso de Oliveira
Mestre em Adm. Empresas – IBMEC/RJ

Sônia Koehler
Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui especialização em Avaliação Institucional pela Cátedra UNESCO e UnB e – UFRJ. Atuou por mais de 15 anos exercendo os cargos de: Coordenadora da Avaliação institucional, Presidente da Comissão Própria de Avaliação, Pesquisadora Institucional de graduação e pós-graduação e professora. É também consultora de Estatística, tendo já trabalhado em projetos de pesquisa junto a Prefeitura do Município do Rio de Janeiro e a Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro, dentre outras organizações.