Teatro Cesgranrio

CURSO

Os princípios que fundamentam este projeto partem da compreensão de que a formação universitária pretende capacitar o estudante para a produção de conhecimentos e para a reflexão crítica sobre os mesmos. Baseia-se no entendimento de que esta formação não deve se voltar apenas à preparação para o mercado profissional, mas antes, instigar e provocar o estudante a repensar, ampliar e reconfigurar suas possibilidades de atuação pedagógica nas artes cênicas. Deve, ainda, instrumentalizar e orientar o estudante a empreender, de modo autônomo, uma prática educacional na esfera coletiva, pensando as novas linguagens, diferentes culturas e novas propostas cênicas.

Diferencial

O diferencial do curso de Licenciatura em Teatro da Faculdade Cesgranrio se dá pelo engajamento político-pedagógico que os artistas-educadores vão praticar em seus múltiplos espaços de atuação. Espaços que solicitam uma prática sensível desse professor diante de realidades distintas, transitando sempre em meio a uma geografia cultural diversa que a arte-educação em Teatro tem o poder de transformar.

A Licenciatura em Teatro da Faculdade Cesgranrio surge em uma instituição cuja competência em teatro e educação com ênfase em avaliação é comprovada historicamente no Brasil. Assim sendo, as disciplinas pedagógicas trazem esse rigor acadêmico conquistado pela Fundação, com o intuito de formar um artista-educador cidadão.

Destaca-se também os estágios que ampliam a prática teórica pedagógica do licenciando teatral em espaços formais e não formais e em atividades docência e de gestão.

 

COORDENAÇÃO

JOÃO CÍCERO

O Curso de Licenciatura é coordenado pelo Professor João Cícero, dramaturgo, diretor e pesquisador. Licenciado em Educação Artística com habilitação em Teatro e Bacharel em Artes Cênicas com habilitação em Teoria do Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (UNIRIO); e Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), e Pós-Doutor em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (UNIRIO). Tem experiência de mais de 7 anos de ensino de Teatro nos Municípios do Rio de Janeiro e Nova Iguaçu e no Estado do Rio de Janeiro..

.

ESTRUTURA CURRICULAR

1º PERÍODO

Fundamentos da Atuação Cênica

Projeto Integrador I
Corpo, campo e percepção

Fundamentos da Técnica Vocal

História do Teatro: do Clássico ao Romântico

Arte: História e Pensamento I

Musicalidade nas Artes Cênicas e Audiovisuais

Análise do Texto Teatral

2º PERÍODO

Atuação em Drama Realista

Projeto Integrador II
Psicologia e
Educação

Formação do Teatro Brasileiro

História do Teatro Moderno

Arte: História e Pensamento II

3º PERÍODO

Atuação em Drama Não-Realista

Projeto Integrador III
Filosofia e
Educação

Teatro Brasileiro Moderno e Contemporâneo

História do Teatro Contemporâneo

Didática e as Tendências Pedagógicas

4º PERÍODO

Atuação em Narrativa

Projeto Integrador IV
Metodologia e Prática de Ensino I
Projeto Integrador IV

Escola: Campo Político e Pedagógico I

Estágio Supervisionado I

Produção Teatral e Gestão Cultural

Fundamentos da Cenografia e do Figurino Teatral

5º PERÍODO

Optativa em Atuação

Projeto Integrador V
Metodologia e Prática de Ensino II
Projeto Integrador V

Escola: Campo
Político e Pedagógico II

Estágio
Supervisionado II

Expressões Populares Brasileiras

Caracterização Cênica

6º PERÍODO

Fundamentos da Encenação Teatral

Metodologia e Prática de Ensino III
Projeto Integrador VI

Escola: Campo Político e Pedagógico III

Estágio Supervisionado III

LIBRAS

Bricolagem e Reaproveitamento de Materiais

7º PERÍODO

Contação
de Histórias

Metodologia e Prática de Ensino IV
Projeto Integrador VII

Escola: Campo Político e Pedagógico IV

Estágio Supervisionado IV

Teatro
Infanto-Juvenil

Metodologia de Pesquisa em Teatro

8º PERÍODO

Trabalho de Conclusão de Curso

Optativas