INFORMAÇÕES GERAIS

É a história vivida pela fundação Cesgranrio que respalda a concepção do curso de Mestrado Profissional em Avaliação, em 2006. Ao longo de mais de três décadas de existência, a Fundação Cesgranrio consolidou larga experiência na área de Avaliação, que abrange desde avaliações vestibulares e de concursos públicos até a elaboração e a realização de projetos e avaliação de sistemas educacionais de instituições e de programas em diversas áreas: educação, saúde, desenvolvimento social e empresarial.

A experiência acumulada e a competência do corpo técnico possibilitam, a Fundação Cesgranrio criar o Mestrado Profissional em avaliação, com características multi disciplinar, essa foi uma iniciativa de seu presidente, o Professor Carlos Alberto Serpa de Oliveira.

O Curso foi recomendado pelo capes em 12/07/2006 e a, seguir em 10/09/2008 homologado pelo conselho nacional de educação, portaria MEC n 1140. Parecer CES/CNE n 138/2008 por meio da avaliação trienal 2010 2012 foi reconhecido pela portaria do MEC n 656 de 22/05/2017, DOU n 143 de 27/07/2017.

O mestrado profissional em Avaliação é quadrimestral, com duração de 24 meses. O três primeiros quadrimestres de 15 semanas, cada um, são dedicados as disciplinas obrigatórias, incluindo a pratica em avaliação e disciplinas eletivas. Os quadrimestres seguintes se destinam ao desenvolvimento do projeto de dissertação, de caráter avaliativo.

Área de concentração: avaliação de sistema, programa e instituições.

ESCOPO

O curso de Mestrado Profissional em Avaliação é dirigido a profissionais graduados em diferentes áreas, atando em secretarias de educação e instituições de ensino: em órgãos públicos e particulares, em empresas, programas sociais e organizações não governamentais e em diversas áreas, e de mais graduados com potencial motivação e interesse de formação na área de avaliação.

OBJETIVO

O principal objetivo do Mestrado é formar profissionais de avaliação capazes de planejar, conduzir, relatar e utilizar a avaliação de sistemas, de programas, de instituições e de materiais. O curso pretende formar avaliadores atualizados quanto aos avanços teóricos, metodológicos e práticos da área, desenvolvendo as competências necessárias para atuação profissional.

META: AVALIAÇÃO

Criada em 2009, a Revista Meta: Avaliação é uma publicação on-line do Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação Cesgranrio. É editada em português e espanhol e indexada em 9 bases de dados dentre elas o Qualis/CAPES.Pela grande aceitabilidade ja recebeu acesso de noventa e três países em todos os continentes.
A revista é quadrimestral e disponibiliza trabalhos nas áreas de Educação, Saúde e Sociedade.Tendo como fio condutor a Avaliação. São bem vindas resenhas, artigos de dissertação em tese.

leia mais
ESTADO DA ARTE DA AVALIAÇÃO

O banco eletrônico de dados e-Aval, construído como parte do projeto de pesquisa Estado da Arte da Avaliação foi desenvolvido por professores alunos e ex alunos do Mestrado Profissional da Avaliação da Faculdade Cesgrario.
Esse grupo de pesquisa formado em janeiro de 2014 tem como proposta realizar um estudo inovador buscando artigos científicos na área da avaliação e registando-os em um  banco de dados.

leia mais
INVENTARIO VIRTUAL DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

O projeto Inventário Virtual de Instrumentos de avaliação tem por objetivo registar instrumentos de medidas e avaliação que possam contribuir com estudos em diversos campos de atuação e intervenção da Avaliação na sociedade.
O site e-lvin da acesso a base de dados técnica-científica produzida nesse projeto. Pode, assim, servir à produção de trabalhos acadêmicos objetivando a disseminação dos conhecimentos construídos pelo grupo de pesquisa junto a públicos interessados.

leia mais