FORMAS DE INGRESSO BLOG CONTATO INSCREVA-SE

GESTÃO DA AVALIAÇÃO

Curso

O Curso de Gestão da Avaliação da Faculdade Cesgranrio foi idealizado com o objetivo de formar gestores preparados essencialmente em fazer um julgamento de valor sobre um produto, projeto, programa ou uma intervenção, monitorando e controlando todo e qualquer processo empresarial envolvido, de forma a garantir o sucesso do mesmo.

Atuação

Os processos avaliativos, de forma progressiva, vêm assumindo papel de destaque no campo da gestão, sendo utilizados para orientar a tomada de decisão e reúne componentes curriculares que abordam temas como gestão, monitoramento, avaliação, inovação, análise e interpretação de resultados, ética e responsabilidade social.

Mercado

O ato de avaliar é uma prática diária do ser humano. O momento atual do mercado exige constantes tomadas de decisão e desenvolvimento de ações que devem ser as mais precisas e próximas da realidade. O profissional que tornará isso possível é o gestor da avaliação, pois estará fundamentando a equipe, a partir de investigação constante, com uso de instrumentos e metodologias que permitam produzir informações cientificamente válidas e socialmente legítimas sobre políticas, programas ou projetos, a fim de determinar seus efeitos na sociedade e embasar as ações para mudança.

Diferenciais

Pioneirismo – único no mercado; Habilita a formação de competências indispensáveis para o diagnóstico e para o planejamento estratégico; Atuação em qualquer área – organizações públicas, privadas ou do terceiro setor, das áreas da Saúde, educacional, social e empresarial; Grande potencial de empregabilidade.

Revista Avaliação em Pauta

2018.1
2018.2
2019.1
2019.2
2020.1

Registro de Diplomas

Período de 04/08/2020 a 22/02/2021
Período de 22/02/2021 a 02/06/2021
Período de 21/09/2021 a 29/09/2021
Período de 13/08/2021 a 15/09/2021


FORMAS DE INGRESSO



INSCREVA-SE AGORA




TECNÓLOGO

INVESTIMENTO MENSAL R$ 600,00

CONDIÇÕES PARA CONCESSÃO DE BOLSAS:
Portadores de Diploma – 30% = R$ 420,00
Alunos transferidos – 20% = R$ 480,00

4 SEMESTRES

TURNO NOITE - 17h50 até 22h00

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Avaliação foi reconhecido pelo MEC com o conceito máximo.

Coordenador

GLAUCO DA SILVA AGUIAR

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela UERJ, mestrado e doutorado em Educação pela PUC-Rio.

Atualmente é Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Avaliação e professor do Mestrado Profissional em Avaliação do Programa de Pós-Graduação da Faculdade CESGRANRIO.

É membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática SBEM_RJ e integra o GT Avaliação e Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Desenvolve trabalhos e pesquisas na área de Educação, Educação Matemática e Estatística, com ênfase em Análise e Interpretação de Dados, Avaliação de Sistemas e Programas Educacionais, Currículo de Matemática e Desigualdades Educacionais.

Estrutura Curricular

1º Período

Introdução à Gestão
Introdução à Avaliação
Informática Básica
Dimensão Psicopedagógica da Avaliação
Português Instrumental
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Inglês instrumental
Projeto Integrador I: Gestão da Avaliação

2º Período

Gestão de Custos e Orçamento
Introdução à Estatística
Gestão de Pessoas e Competências
Ética Pessoal, Social e Profissional
Sociedade do Conhecimento
Sociedade, Participação e Cidadania
Projeto Integrador II: Gestão da Avaliação

3º Período

Gestão de Custos e Orçamento
Gestão de Projetos de Avaliação
Logística da Avaliação
Avaliação de Desempenho
Tópicos Especiais em Avaliação de Políticas Públicas – Saúde
Tópicos Especiais em Avaliação da Educação
Projeto Integrador III: Gestão da Avaliação

4º Período

Estratégias e Instrumentos de Comunicação e Marketing
Oficina de Gestão da Avaliação em Educação, ou em Saúde, ou em Organização Social ou em Organização Empresarial
Projeto de Avaliação: Concepções e Interpretações
Planejamento e Gestão de Avaliação: Modelos e Vivências
Acompanhamento de Dinâmicas Avaliativas
Disciplina Optativa
Projeto Integrador IV: Gestão da Avaliação
Atividade Complementar TCC

Corpo Docente

ANA CLÁUDIA FERREIRA RAYOL

Mestre em Avaliação pela Fundação Cesgranrio, Licenciada em Letras, na UNESA e especialista em Docência do Ensino Superior, pela Universidade Cândido Mendes. Professora na Universidade Castelo Branco e na Faculdade Cesgranrio. Professora mediadora a distância do Consórcio CEDERJ/UERJ, para as disciplinas pedagógicas do curso de Licenciatura. Experiência em graduação nas modalidades presencial e a distância, de universidades públicas e privadas.

https://lattes.cnpq.br/1925644847432302



ANA PAULA D´OLIVEIRA

Mestre em Avaliação pela Fundação Cesgranrio (2015), Área de Concentração: Avaliação de Sistemas, Programas e Instituições. Docente na Faculdade Cesgranrio no Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Avaliação. MBA Gestão da Qualidade em Saúde e Acreditação (CBA/UNISUAM-2013). Pós graduada em Infecção Hospitalar pela Universidade Gama Filho (2001). Graduação em Enfermagem pela Universidade Gama Filho (1999). Licenciatura plena em enfermagem pela Universidade Gama Filho (1999).Conclusão de aluna especial de Mestrado da UNIRIO em Estudos Avançados em Semiologia e Enfermagem (2012).Educadora de Projetos e Avaliação do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA).Experiência como enfermeiro supervisor - AMIL, como professora e Supervisora de estágios, como enfermeira de Home Care com participação na produção do processo de Acreditação Hospitalar pelo CBA e JCI. Experiência também como enfermeira assistencial em emergência de hospital público de grande porte e atenção básica em saúde. Publicação de artigos e trabalhos em Portugal. Aprovação de trabalho para apresentação na ISQua Conference 2015 em Doha, Qatar. Membro do Grupo de Trabalho para a Concessão do Selo da Qualidade/COFEN, para Instituições Hospitalares no âmbito do estado do Rio de Janeiro, nomeação pela Portaria COREN- RJ nº 621/2018. Supervisora da Qualidade na Rede D'Or. Avaliadora do Premio Qualidade Rio- PQ Rio. Docente no MBA Executivo de Acreditação e Gestão da Qualidade em Saúde e na Pós Graduação de Auditoria da Universidade Celso Lisboa e no MBA Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente do IDOR. Estuda e desenvolve projetos de Gestão em Saúde e Acreditação de Serviços de Saúde, através da Metodologia Organização Nacional de Acreditação (ONA)/ IQG - Health Services Accreditation e Joint Commission International.

https://lattes.cnpq.br/2807830435543105



ANDREIA FERREIRA DE OLIVEIRA

É sanitarista e possui graduação em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), mestrado (2001), doutorado (2009) e pós doutorado (2013) em Saúde Pública- Epidemiologia - pela Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia. Atualmente é professora do Mestrado profissional em Avaliação da Faculdade Cesgranrio e trabalha com o tema monitoramento/avaliação em saúde.

https://lattes.cnpq.br/3058637429425886



CONCEIÇÃO COSTA LEITE BATALHA

Tem Mestrado Profissional em Avaliação pela Fundação Cesgranrio. Graduação em Pedagogia (Administração, Supervisão, Orientação Educacional e Magistério). Pós graduação - Psicopedagogia Pós graduação - Docência do Ensino Superior. Experiência na área de Educação: professora da Educação Infantil, das séries iniciais do Ensino Fundamental - Rede Particular de Ensino; sala de recursos (atendimento a alunos com dificuldades de aprendizagem, surdos) - Rede Estadual de Ensino; Coordenadora Pedagógica das séries finais do Ensino Fundamental e Médio - Rede particular e Rede Municipal de Ensino; Diretora Adjunta da Rede Estadual de Educação (Ensino Médio Regular e Curso Técnico em Administração e Contabilidade) Rede Estadual de Ensino; Orientadora Educacional - Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular - Rede Estadual de Ensino; Implementadora dos Conselhos escolares - Rede Municipal de Ensino; Tutora de Cursos Para Formação dos Conselheiros Escolares - EAD; Professora no Curso de Gestão Pública, módulo - Conselho Escolar na prática, para diretores das unidades escolares do município de Petrópolis na Universidade Católica de Petrópolis - (UCP) . Atualmente - professora do Curso de Formação de Professores, disciplina LIBRAS na Rede Estadual de Ensino e professora da disciplina Libras na Faculdade Cesgranrio.

https://lattes.cnpq.br/7682946802366036



ELIZABETH MOREIRA DOS SANTOS

Elizabeth Moreira dos Santos tem mais de 20 anos de experiência em pesquisa, ensino e consultoria em avaliação e saúde, com ênfase em avaliação de programas visando a prevenção, o controle e a erradicação de processos e agravos endêmicos no Brasil e em países africanos. Médica (UnB, 1974), Mestre em Saúde Pública com área de concentração em epidemiologia (ENSP, 1986) e PhD em Community Health pela Universidade de Illinois em Champaign-Urbana (1985) tem continuado a sua formação profissional em avaliação com a participação em diversos institutos em Avaliação como o realizado na Universidade de Western Michigan, com uma bolsa da Kellogg´s Foundation (1997) e na George Washington University (2011), com o apoio do Ministério da Saúde do Brasil (MS). Sua carreira tem sido uma combinação de experiências acadêmicas e práticas em avaliação. Inclui a avaliação de intervenções de base comunitária, e especialmente o estudo dos usos e influências de avaliações na melhoria de ações na formulação, planejamento, implementação de ações e políticas públicas relativas ao escopo dos agravos endêmicos. A pesquisadora conduziu e coordenou diversas avaliações nacionais (HIV/AIDS, tuberculose, hanseníase, dengue e malária). Desde 2001, ocupou um papel de liderança no desenvolvimento de currículo e de modalidades inovadoras de ensino em diferentes níveis de capacitação em Monitoramento e Avaliação no Brasil e na África, até hoje um dos seus principais interesses de investigação. Em 2005, o seu grupo desenvolveu o primeiro Mestrado Profissional em M&A no Brasil, em parceria com o MS, o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e a Tulane University (USA). Esta iniciativa foi adaptada e implementada na Etiópia em uma frutífera parceria com a Universidade de Tulane (EUA) e a Jimma University (Etiópia). Há mais de dez anos, ela apoia tecnicamente o MS do Brasil, em M&A, inicialmente o departamento de IST/HIV e Hepatite Virais e o Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS (DEMAS/Ministério da Saúde), tanto como pesquisadora Titular da ENSP como pesquisadora colaboradora após a sua aposentadoria em 2010. Suas responsabilidades incluíram o planejamento, desenvolvimento e implementação de várias iniciativas para institucionalizar as práticas em M&A no sistema de serviços público de saúde brasileiro (SUS), e a aplicação de modalidades inovadoras de capacitação em M&A, ancoradas na abordagem da pesquisa translacional. Hoje em dia ela faz parte do Evaluation Advisory Committee da UNAIDS como Chair, é professora visitante na Universidade de Tulane e pesquisadora colaboradora no LASER/ENSP/FIOCRUZ. No LASER continua, entre suas atividades, a orientar mestrado e doutorado e a desenvolver e apoiar o grupo na implementação dos diversos projetos de pesquisas avaliativas em curso.

https://lattes.cnpq.br/8684537591916264



FERNANDA FERREIRA PEDROSA

Mestre e doutora em Educação pela PUC-Rio, atua desde 2005 no campo das intervenções sociais com ênfase em processos socioeducativos.Possui experiência como consultora em Avaliação de Políticas Educacionais e confecção de instrumentos de Monitoramento e Avaliação pelo MEC e PNUD; já atuou na área de extensão da Universidade e no terceiro setor como gestora, docente e avaliadora de programas na área de Políticas de Leitura.Hoje integra o setor educacional do Departamento Nacional do SENAC, atuando na elaboração e supervisão de programas educacionais, formação continuada de professores e interface com Avaliação da Instituição. Além disso, faz parte do corpo docente da Faculdade CESGRANRIO no curso Gestão da Avaliação.

https://lattes.cnpq.br/4979112380443625



JUAREZ JONAS THIVES JR

Doutor em Engenharia de Produção e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, com graduação em Administração (Universidade do Sul de Santa Catarina) e em Ciências Computação (Universidade Federal de Santa Catarina). Possui Pós-Graduação Latu sensu em Gestão de Negócios em IES (Universidade Estácio de Sá) e em Organização Sistemas e Métodos (Universidade Federal de Santa Catarina). Membro Adhoc das Comissões de Avaliadores Institucionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP – MEC- e das Comissões de Avaliadores dos Cursos de Graduação da área de Administração. Membro da Comissão de Especialistas para Autorização e Reconhecimento de Cursos de Bacharelado e Graduação Tecnológica na área de Computação e Informática e Administração do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina - CEE/SC. Atua como Consultor na área de Estratégia Empresarial, Planejamento e Gestão. Autor de vários livros e artigos na área de administração e Tecnologia da Informação. Participou comomembro da Banca Examinadora do Prêmio Catarinense de Excelência no modelo da Fundação do Prêmio Nacional da Qualidade. Desde 1992 desempenha atividades de docência noEnsino Superior, em cursos de graduação e cursos de pós-graduação em diversas Instituições de Ensino no Brasil. Foi Vice-Reitor Administrativo do Centro Universitário Municipal de São José – USJ – São José – SC. É membro do Grupo de Estudo de Sistemas Complexos - GESC - Grupo de pesquisa registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Professor do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Gestão da Avaliação da Faculdade Cesgranrio.

https://lattes.cnpq.br/9888487329160036



LIGIA SILVA LEITE

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), Doutorado Em Educação - Temple University (1990) e Pós-Doutorado em Tecnologia Educacional - Universidade de Pittsburgh (1994). Atualmente professora adjunto do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), do Mestrado Profissional em Avaliação, da Faculdade CESGRANRIO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância e Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, educação a distância, tecnologia educacional, ensino-aprendizagem, formação de professores e construção de conhecimento. Possui também livros e artigos científicos publicados no Brasil e no exterior.

https://lattes.cnpq.br/7255232148754522



LUCI MARY HILDENBRAND

Possui Doutorado em Ciências da Comunicação (área Rádio e Televisão - ECA/USP, 1995), Mestrado em Educação (área Tecnologia Educacional - IFCHS/UFRJ, 1984) e Cursos de Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a distância (UFF, 2012), Educação a distância (SENAC, 2010), Design Instrucional para EaD Virtual (UNIFEI, 2010), Psicopedagogia (UCAM, 2008) e Metodologia do Ensino Superior (UFRJ-UFRRJ, 1978). É licenciada e bacharel em Pedagogia (UNESA, 2007 e 2008 ) e licenciada em Ciências (habilitação Biologia - UFRRJ, 1975). Desenvolve estudos e trabalhos em Avaliação, focalizando Avaliação de TICs; Instrumentos de Avaliação; Meta-avaliação; Avaliação de Programas de Comunicação, e de Comunicação, Educação e Saúde.

https://lattes.cnpq.br/2878590969112991



MARCELO PEREIRA MARUJO

Pós-Doutorado em Teologia - Vida Cristã, Sustentabilidade e Inovação - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Pós-Doutorado em Educação - Gestão, Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental - Universidade Federal Fluminense - UFF. Doutor em Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. MBA em Gestão com Impactos Ambientais pela Universidade Plínio Leite - UNIPLI. Especialista em Docência para Educação Profissional - SENAC. Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Administrador registrado sob o Nº. 20-41031-0 no CRA-RJ. Experiência profissional de 30 anos, efetivamente, no funcionalismo público federal. Pesquisador - Nível APQ1 da FAPERJ - Coordenador e Pesquisador de Projeto - Gestão Sustentável - financiado pela FAPERJ. Professor Pesquisador Nível 1 da CAPES. Pesquisador e membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. Membro Fundador e Pesquisador da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos - SBCC. Avaliador do INEP/MEC - BASIS. CEO Regional Centres of Expertise (RCE) in Education for Sustainable Development of the United Nations University (UNU) in Rio de Janeiro - Brasil (RCE/RJ - Brasil). Vice-Presidente de Educação do Instituto de Administração do Rio de Janeiro - IARJ. Diretor Presidente e Consultor da Meta Sustentabilidade com atuação empresarial nas áreas de Gestão, Educação, Meio Ambiente, Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental. Coordenador e Professor de Cursos da Faculdade Cesgranrio. Representante e Coordenador do Programa de Iniciação Científica da Faculdade Cesgranrio. Editor da Revista RH Visão Sustentável. Coordenador do Grupo de Pesquisa: Gestão Sustentável com Recursos Humanos. Coordenador e Professor de Curso de Pós-Graduação em Administração. Professor de Cursos de Graduação e Pós-Graduação do IBMEC. Professor de Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas - FGV Online. Coordenador e Professor de Cursos de Pós-Graduação da URFJ e UAB/UFF. Pesquisa nas seguintes áreas: Administração - Recursos Humanos - Sustentabilidade - Responsabilidade Socioambiental - Educação - Formação e Profissionalização Docente. Autor dos Livros: Educação Infantil e Família: uma integração sustentável. Educação: base à sustentabilidade. Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental: a formação em administração orientada pelas crenças. Empreendedorismo e Sustentabilidade: responsividade às emergentes demandas socioambientais. Estratégia Sustentável: uma necessidade na contemporaneidade. Gestão Sustentável: condição essencial e possível. Recursos Humanos e Sustentabilidade: reflexões. Organizador da Coleção: Recursos Humanos. Autor de artigos nacionais e internacionais.

https://lattes.cnpq.br/7066383754347399



MARCIA SOUZA GERHEIM

Marcia Souza Gerheim é Mestre em Avaliação pela Fundação Cesgranrio e em Psicologia pela UFRJ. Graduada em Psicologia (PUC-RJ), possui experiência em avaliação educacional, psicopedagógica e de processos psicossociais com especializaçãoem Psicopedagogia (Estácio-RJ) e Gestão de Recursos Humanos (UCAM-RJ). Professora com experiência em ensino de língua inglesa (UERJ; Universidade de Cambridge/Cultura Inglesa - SP), atuou também como assistente do Departamento Acadêmico da Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa;Professora Mentora de convênios com diversas escolas de ensino básico; e, consultora pedagógica para os processos de: elaboração de avaliações, materiais didáticos e manuais de professor; planejamento e supervisão pedagógica; observação e avaliação de práticas pedagógicas; seleção e treinamento de professores.Atualmente é Professora Adjunta nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Teatro;e, nos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão da Avaliação e de Recursos Humanosda Faculdade Cesgranrio.

https://lattes.cnpq.br/2705264652848423



MARCIA DE MEDEIROS AGUIAR

Mestre em Tecnologia pelo CEFET/RJ, com MBA em Gestão Universitária pela UniCarioca, Especialista em EAD e graduada em Pedagogia pela UFRJ. Além da experiência de 15 anos na docência superior em cursos de graduação e pós-graduação, também tem experiência em gestão, como coordenadora de cursos, gestora de projetos de universidade corporativa, coordenadora de tutoria e experiência em projetos de avaliação. Parecerista ad hoc da Revista Meta-Avaliação. Desenhista instrucional, autora de livros e artigos. Foi Conselheira Científica da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT). Já exerceu a função de avaliadora do INEP/MEC para Avaliação Qualitativa dos polos da UAB.

https://lattes.cnpq.br/8967731678524841



MARCIA MALAQUIAS BRAZ

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (UFRJ). Mestra em Avaliação pela Fundação Cesgranrio. Psicopedagoga Institucional com Graduação em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional. Extensionista do Projeto Cultura Avaliativa e do Projeto Debates em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Identidade Profissional do Avaliador e Articuladora do Núcleo de Estudos em Abordagens Avaliativas de Direitos Humanos da Faculdade Cesgranrio. Técnica em Assuntos Educacionais na Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ. Membro da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) e Membro do Comitê Permanente do Complexo de Formação de Professores da UFRJ. Professora Adjunta na Faculdade Cesgranrio no Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Avaliação. Tem experiência na área de ensino, pesquisa, extensão e na gestão administrativa, didático - pedagógica. Atua na área de avaliação de políticas, programas, projetos sociais e serviços com ênfase na Educação Básica e Educação Superior.

https://lattes.cnpq.br/5409498212145022



MARGARETH BRAZ RAMOS

Doutoranda em Educação pela UNESA. Mestre em Avaliação pela Faculdade Cesgranrio. Pós-graduada em Psicopedagogia pela UFRJ e Graduada em Pedagogia pela UERJ. Experiência na área de Educação há mais de 30 anos, com ênfase em Tecnologias da Educação aplicadas em projetos integradores com jovens e adultos. Já atuou como tutora no curso de graduação a distância em Pedagogia e docente nos cursos de Administração, RH, Comunicação e Psicologia na Faculdade Anhanguera. Atualmente é professora no curso de Gestão em Avaliação pela Faculdade Cesgranrio e Professora nos cursos Técnicos de Administração e Projeto Jovem Aprendiz pelo SENAC. Pesquisadora nas área de Educação, Avaliação e Tecnologias digitais de informação e comunicação.

https://lattes.cnpq.br/0555008739881407



MARTHA ISOLDA TENÓRIO PADILHA

Mestre em Avaliação pela Fundação Cesgranrio. Graduada em Letras (Português -Inglês) e Direito. É advogada. Especialista em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas. Professora de Português Instrumental, Corretora de provas em programas de avaliação da educação federal, estaduais e rede particular. Avaliadora de itens e escolas em avaliações em larga escala. Membro da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente - CDCA - OAB-RJ. Leiloeira Pública.

https://lattes.cnpq.br/1191720461180469



PATRÍCIA PÁSSARO DA SILVA TOLEDO

Patrícia Pássaro Toledo é enfermeira, especialista em gestão em saúde e em saúde pública, mestre em ensino e doutoranda em saúde pública na ENSP/FIOCRUZ. Atua na área de ensino e pesquisa em gestão e avaliação desde 2011. É professora e pesquisadora do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais - LASER/ENSP/FIOCRUZ; professora e coordenadora de cursos de graduação e pós-graduação em gestão e em avaliação; e foi responsável pela implementação de núcleos de avaliação em instituiçõesde parceria público-privada no município do Rio de Janeiro.

https://lattes.cnpq.br/3374726519145720



PAULO DE MARTINO JANNUZZI

Paulo de Martino Jannuzzi é professor e pesquisador no campo de Monitoramento e Avaliação há 20 anos, atuando em instituições com Fundação Seade, PUC-Campinas, Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, Escola Nacional de Administração Pública e Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV.Foi Membro do Painel de Especialistas em Avaliação do InternationalEvaluation Office do Programa das Nações Unidas em Nova York (2016-2019) e Secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério de Desenvolvimento Social (2011-2016).É autor dos livros Indicadores Sociais do Brasil (Alinea, 2017,6a.ed), Monitoramento e Avaliação de Programas Sociais (Alinea, 2016) e Migração e Mobilidade Social (Autores Associados, 1999), além de artigos em vários periódicos científicos e de difusão pública no campo das Estatísticas Públicas, Avaliação e Demografia. É Graduado em Matemática Aplicada e Computacional pela UNICAMP, Mestrado em Administração Pública pela EAESP/FGV, Doutorado em Demografia pela UNICAMP, Especialização em Sociedade e Política pelo IESP/UERJ.

https://lattes.cnpq.br/2664927208127192



SANDRA MARIA MARTINS REDOVALIO FERREIRA

Mestrado em Avaliação (Fundação Cesgranrio). Pós-graduação em Planejamento, Implantação e Gestão da Educação a Distância (Universidade Federal Fluminense- PIGEAD). Especialização em Avaliação e Educação a Distância (Universidade de Brasília). Pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior (Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro). Graduação e licenciatura plena em Psicologia (Universidade Gama Filho). Professora da Faculdade Cesgranrio. Autora de cursos, palestras, capacitações e Professora da Escola de Administração Judiciária do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro na área de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Atuou ainda como Professora e tutora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro da Especialização em Educação Especial; Professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM; Professora do Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro e da Universidade Gama Filho nas modalidades a distância e presencial. Experiência na área de Educação a Distância como professora e coordenadora de qualidade e como professora presencial nas áreas de Ética, Responsabilidade Socioambiental, Comportamento Organizacional, com ênfase em Gestão de Pessoas, Liderança, Gestão de equipes, Dinâmica de Grupo, Empreendedorismo, Treinamento e desenvolvimento, Qualidade de Vida no trabalho, Criatividade. Gestão do Capital Intelectual, Cultura organizacional, Psicologia Jurídica, Meios Alternativos de Resolução de Conflitos, Psicologia do desenvolvimento. Psicologia da educação. Educação a distância. Metodologia da pesquisa. Avaliação de desempenho.

https://lattes.cnpq.br/7928378322641468



OVÍDIO ORLANDO FILHO

PhD em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, em Portugal; Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá; Especializado em Análise de Sistemas e Processamento de Dados pelo Centro de Instrução Almirante Newton Braga - CIAMB; especializado em Organização e Métodos pelo Centro de Instrução Almirante Newton Braga - CIAMB; aperfeiçoamento em Eletrônica pelo Centro de Instrução Almirante Wandenkolk - CIAW; Graduado em Engenharia Op. Eletrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ. É Oficial Superior de carreira do Quadro Técnico da Marinha de Guerra, atualmente Reformado, tendo exercido várias funções e ocupado cargos no Brasil e no exterior, se destacando o de Observador Militar das Nações Unidas (ONU) na Guerra Civil da República Popular de Angola. É Membro do Conselho Editorial e Parecerista ad hoc das Revistas ENSAIO: Avaliação e Políticas Públicas em Educação da Fundação Cesgranrio e Membro do Conselho Editorial e Parecerista ad hoc e Analista de Escopo da Revistas da Revista "Meta: Avaliação" da Faculdade Cesgranrio. Possui experiência nas áreas de Avaliação Institucional de Gestão Escolar, tendo sido membro da Equipe Central do Subprojeto de avaliação Externa da Gestão Escolar do Programa Nova Escola do Estado do Rio de Janeiro. Atuou em projetos especiais das áreas educacionais e sociais. Foi Coordenador Administrativo do Projeto Inovadores de Cursos do Ministério da Educação. Exerceu as funções de coordenador de Logística de Aplicação em diversas avaliações nacionais como: do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE; do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM; do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA, entre outros. Ocupa, atualmente, o cargo de Professor Adjunto do Mestrado Profissional em Avaliação da Faculdade Cesgranrio, sendo Docente nas disciplinas "Políticas Pública em Avaliação", "Meta-Avaliação" e "Avaliação do Desempenho Profissional". É docente, também do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Avaliação e do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, ministrando a disciplina "Avaliação de Desempenho".

https://lattes.cnpq.br/3060612372199508