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A Faculdade Cesgranrio

"nunca na história foi tão importante investir na Educação Superior como força maior na construção de uma sociedade inclusiva e de conhecimento diversificado, além de avançar em pesquisa, inovação e criatividade" UNESCO (2009)




I. TRADIÇÃO/EXPERTISE

A trajetória da Fundação Cesgranrio, em seus cinquenta anos de existência, continua em sintonia com a modernidade e a buscar incessantemente novos caminhos no processo desafiante de formar e educar novas gerações, seja através dos processos avaliativos, seja na capacitação de profissionais. Em suas ações tem visado não só ao universo educacional, mas também ao conjunto da sociedade. Ao lado da sua vocação educacional sempre esteve presente a Cultura porque acredita que Educação e Cultura são indissociáveis e é através da ambiência cultural, que será possível requalificar o ensino brasileiro, fazendo desabrochar muito mais a capacidade de apreensão de conhecimentos e o desenvolvimento de competências e habilidades, indispensáveis a real participação em uma sociedade do terceiro milênio.

Consolidada como referência nacional na busca pela melhoria da qualidade da educação brasileira, além de atuar em avaliações nacionais, vestibulares e concursos, a Fundação desenvolveu programas de aperfeiçoamento e capacitação profissional e criou o Mestrado Profissional em Avaliação, primeiro curso com este foco em nosso país.

Em julho de 2016, outro importante passo em favor da educação, foi o credenciamento da FACULDADE CESGRANRIO, Portaria Nº 639, de 18/07/2016, publicada no Diário Oficial em 19/07/2016, com a intenção e o compromisso de socializar e disseminar o conhecimento em suas áreas de expertise, Educação e Cultura, para os mais distintos segmentos. Atualmente oferece seis cursos de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Avaliação e em Gestão de Recursos Humanos, Pedagogia, Bacharelado em Teatro, Licenciatura em Teatro e Sistemas de Informação) e o curso de Mestrado Profissional em Avaliação.



II. NECESSIDADE SOCIAL DA FORMAÇÃO

O caminho de construção da Faculdade Cesgranrio foi desenvolvido a partir do pressuposto do ser humano integral inserido no século XXI. Isso se deve ao fato de se observar a necessidade de uma formação que contemple a constituição complexa dos seres humanos, de características complementares e mesmo antagônicas, que devem ser estimuladas a partir do desenvolvimento da inteligência humana, de modo a permitir a sinergia com a inteligência artificial, que coexistem como parte do processo de formação humana e profissional. A racionalidade, a afetividade, a consciência, a ludicidade, o empirismo e a imaginação convivem dentro dessa estrutura complexa dos indivíduos. A visão desta pedagogia que se preocupa em trabalhar o ser humano em sua integralidade deve, ao escolher este caminho, suplantar, também, uma série de separações e oposições prejudiciais - razão/sensibilidade, atividade/passividade, teoria/prática, pensar/fazer, ensinar/aprender - e pensá-las em articulação, em trânsito, em complementaridade.

No Projeto Pedagógico Institucional, instituiu-se o Eixo Integrador que engloba esta complexidade, lidando com as inter, trans e multidisciplinaridades. Em cada componente deste Eixo, o discente realiza suas investigações e pesquisas compreendendo esta totalidade como parte fundamental de seu aprendizado. Bem como, empreende as inúmeras conexões com os demais componentes curriculares do curso, integrando diversos saberes.

Muito importante ainda, em se tratando da ideia de quebra de divisões ou separações, é a necessidade de se modificar no discente a disjunção teoria e prática para se pensar estas duas atividades como complementares e, acima de tudo, como duas práticas. Nesta direção, os conteúdos curriculares dos Cursos de Graduação, articulados e atravessados entre si em suas práticas, contemplam estudos que se inter-relacionam, a partir de pontos de vista investigativos, interpretativos, analíticos, reflexivos e críticos.

A Faculdade Cesgranrio tem como propósito formar profissionais qualificados capazes de exercer suas funções com ética e responsabilidade social e compromissados com a transformação e o desenvolvimento. Através de uma sólida formação teórica, técnica, crítica, criativa, e cultural, o estudante estará capacitado para atuar no mercado profissional e, ainda, repensar e reconfigurar modos de conceber, produzir, realizar, solucionar problemas e empreender, habilitado para proposições de novos modos de produção, de investigações de novas técnicas, de novas metodologias de trabalho, de linguagens e de propostas inovadoras.

Na sua essência, foca o estímulo a uma formação baseada nas capacidades:

  • Criatividade – O estímulo a criação e a inovação, características indispensáveis para a resolução de problemas;
  • Senso crítico – O desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico desenvolve a potencialidade de análise e discernimento, baseado na fundamentação, argumentação e retórica para o alcance dos saberes profissionais, minimizando os vieses cognitivos gerados no cenário atual, oferecendo suporte para a tomada de decisões equilibradas e assertivas;
  • Relacionamento – As relações interpessoais, o trabalho colaborativo e o respeito pelo outro;
  • Repertório – A obtenção de um vasto repertório, a partir do estudo histórico e temporal das diversas culturas e sociedades.