FORMAS DE INGRESSO BLOG CONTATO INSCREVA-SE



Programa institucional de iniciação científica, práticas investigativas e artístico-culturais

PIBIC – Faculdade Cesgranrio

O PIBIC se insere no PDI e PPI, com foco em despertar nos alunos a vocação científica, tecnológica, cultural e artística num contexto acadêmico crítico e criativo em diferentes áreas do conhecimento. Os alunos serão apresentados a métodos e técnicas em de pesquisa, em consonância com questões educacionais, culturais, sociambientais e éticas relacionadas ligadas a era da sociedade do conhecimento e da informação.

O corpo docente da Faculdade é constituído por doutores, mestres e especialistas, que aliam considerável formação acadêmica e experiência profissional. A iniciação científica (IC) faz parte do cotidiano institucional a partir da relação professor-aluno em sala de sala, em trabalhos de curso, realização de pesquisas e trabalhos artísticos.

A IC tem um papel fundamental na formação do estudante, estimulando a criatividade e inovação por meio de trabalhos orientados. O PIBIC representa um dos ambientes institucionais, que potencializam a competitividade entre pares por meio da escolha dos melhores projetos que empregam teoria e prática. Um total de trinta (30) projetos serão escolhidos por um Comitê Externo, ao fim de 12 meses, serão avaliados pelo mesmo comitê, onde os cinco (5) melhores trabalhos são premiados com menção honrosa.

As inscrições no PIBIC serão realizadas de acordo com os termos de Edital específico publicados anualmente pela Faculdade, seguindo as normas gerais e específicas da Resolução Normativa RN-017/2006 do CNPq. Os alunos selecionados no programa serão orientados por professores da do quadro, o quais compulsoriamente participarão de ciclo de palestras sobre como realizar e escrever um trabalho acadêmico e técnico, bem como apresentá-lo publicamente na forma oral e pôster, tanto em eventos científicos internos quanto externos.