|
MESTRADO EM AVALIAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM AVALIAÇÃO
Em 2006, com base na expertise do Centro de Avaliação da Fundação CESGRANRIO, a instituição formatou o primeiro Curso de Mestrado Profissional em Avaliação no país, de natureza multidisciplinar (Parecer nº 908/98 do Conselho Nacional de Educação).
O mestrado congrega avaliadores, pesquisadores, docentes doutores, administradores e técnicos, de diferentes áreas de formação acadêmica. A equipe, coordenada pela Profa. Dra. Ligia Eliot, possui experiência nos diversos campos profissionais dos sistemas educacional, competência técnica, docente e administrativa na realização dos projetos de avaliação e no desenvolvimento de estudos e pesquisas.
O mestrado forma avaliadores capazes de suprir a grande carência de profissionais na formulação das políticas públicas e privadas com foco na avaliação de indivíduos e instituições. O mestrado foi recomendado pela CAPES em 12 de junho de 2006, como Curso de Mestrado Profissional em Avaliação tendo início em agosto de 2007. Em sua última avaliação, a CAPES conferiu ao curso, nota 4,0. Com a ampliação do seu corpo docente, houve o consequente aumento de publicações e participações em congressos e seminários, integradas por docentes e discentes. Até dezembro de 2019, foram titulados 182 Mestres em Avaliação.
Os egressos do curso têm assumido cargos importantes em diferentes organizações, representando concretamente o impacto do curso de mestrado.
PERSPECTIVAS FUTURAS NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
Criação de um doutorado profissional interdisciplinar em avaliação com desdobramento natural do mestrado existente;
Criação de dois mestrados profissionais interdisciplinares, sendo um na área de educação, arte e cultura e outro na área de gestão da inovação.
A seleção inclui prova escrita dissertativa, além de análise de proposta de tema de projeto em avaliação, análise de Currículo Lattes atualizado e entrevista.
|